Gishin Funakoshi |
O Karatê tem sua origem cerca de 520 a.c., na Índia pelo monge Bodhi-Dharma, o mesmo que fundou o Zen-budismo. O monge Bodhi-Dharma levou para a China e Japão o Karatê e o Zen.
No século XV o Rei Hasshi, da dinastia Sho unificou a nação,incluindo as ilhas de Ryu Kyu, sendo Okinawa a maior delas, ao território Japonês. Neste período o porte de armas foi proibido e as armas confiscadas, tornando o porte de armas crime contra o estado.
Em 1609 Okinawa voutou a ser invadido por Shimazu Tadatsune, chefe do Clã Shimazu, fazendo de Okinawa seu feudo e mais uma vez houve a proibição do porte de armas. O Karatê era treinado secretamente e tinha o nome de OKINAWA-TE.
Gishin Funakoshi (1869-1957), desenvolveu o Karatê e em 1922 passou a ensinar o Karatê nas universidades em Tóquio, sendo difundido após a 2º guerra mundial.
Atualmente existe diversos estilos de karatê sendo os mais praticados o Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu,
Existe duas modalidades de competições de Karatê o Kata, individual ou em grupo e kumite, que são disputados de acordo com a graduação e a idade do karateca.
As graduações do Karatê são:
Branca InicianteAmarela 6º Kyu
Vermela 5º Kyu
Laranja 4º Kyu
Verde 3º Kyu
Roxa 2º Kyu
Marrom 1º Kyu
Preta 1º Dan
Este foi apenas um pequeno resumo sobre o Karatê nos próximos posts abordaremos de forma mais abrangente sobre a origem e a história desta arte que na verdade é milenar e de cunho filosófico, abordaremos o Karatê atual e os benefícios da prática.
Obrigado!
0 comentários: